Gafisa lança empreendimento baseado na economia compartilhada

Gafisa lança empreendimento baseado na economia compartilhada

A Gafisa inaugurou no Brasil o conceito Home&Share em seu novo empreendimento Gafisa Smart Santa Cecília, na região central de São Paulo. Muito difundido em países da Europa e nos Estados Unidos, mas ainda pouco conhecido no Brasil, o incentivo ao compartilhamento em condomínios é uma tendência moderna e irreversível.

Com o lema “compartilhar e economizar”, a construtora propõe a troca de experiências, objetos e até serviços entre os vizinhos. O empreendimento vai disponibilizar para uso conjunto carros, bicicletas e até uma unidade de apartamento inteiramente mobiliada e equipada para quem desejar acomodar suas visitas.

O carro disponibilizado pelo condomínio trata-se de uma parceria com a startup JoyCar, uma locadora descomplicada que oferece diversos planos de locação de veículos. Em entrevista ao Startupi, Rafael Taube, sócio-fundador da startup conta que a Gafisa foi a primeira construtora com quem concluíram uma negociação. “A ideia funcionou tão bem que acabamos levando a Joycar para outro condomínio deles: o Vision, no bairro de Pinheiros”.

Um aplicativo para dispositivos móveis também foi criado especialmente para o projeto de forma a permitir o contato entre os moradores. O  “Smart Gafisa” vai funcionar como uma rede social fechada entre os moradores, que poderão trocar experiências, além de efetuar reserva de todos os itens compartilhados pelo condomínio. “A plataforma móvel é uma versão modernizada do interfone. Será possível, por exemplo, avisar o porteiro sobre a chegada de uma visita, alugar um carro ou até mesmo verificar se algum dos vizinhos tem interesse em dividir os serviços de um professor particular de inglês”, afirma Octávio Noronha, gerente de Negócios da Gafisa.

Segundo Noronha, a cultura de sharing economy é uma nova realidade em todo o mundo e cada vez ganha mais força no Brasil. “Este é apenas nosso primeiro empreendimento Home&Share. A previsão é que outros lançamentos sigam essa tendência nos próximos meses”, destaca.

Além do caráter inovador do projeto, o Smart oferece uma solução completa de mobilidade. Está localizado a poucos passos da estação de metrô Santa Cecília, próximo a um terminal de ônibus e de importantes vias de São Paulo, além de ser cercado por ciclovias. “Mesmo com acesso fácil ao transporte público, o morador poderá usufruir da locação de carro ou bicicleta dentro do próprio prédio sempre que precisar. Ele não precisará ter seu veículo particular, nem arcar com gastos de manutenção e impostos, o que é uma das grandes vantagens da economia de compartilhamento”, diz Noronha.

Áreas comuns

O Smart Santa Cecília terá três opções de plantas: studio, um ou dois dormitórios. As áreas comuns vão contar com bicicletário (com uma vaga de bike para cada apartamento), espaço de coworking, lounge – bar e piscina na cobertura (no 14º pavimento), além de salão de festas, espaço gourmet e lavanderia.

 

Fonte: Startupi