Carregadores de carros elétricos serão obrigatórios nas casas

Carregadores de carros elétricos serão obrigatórios nas casas

… já para o ano de 2019

Tal como em 2005, o Governo aprovou um pacote sobre eficiência energética nos edifícios, que obrigou à instalação de painéis solares nos novos prédios. Também agora, nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018, o Governo inscreveu pontos de carregamento obrigatórios nas novas casas e garagens.

Esta nova regra será também acompanhada de mais incentivos aos veículos elétricos. Está definitivamente em marcha a mudança de paradigma em Portugal no que toca ao consumo de combustíveis fósseis nas estradas.

Segundo informações avançadas pelo Público, no GOP para 2018, o Governo irá criar a obrigatoriedade de, em todas as novas habitações ou garagens, existir um ponto de carregamento para veículos elétricos a partir de 2019.

Segundo o atual regime jurídico para a mobilidade elétrica, está já previsto que as novas construções de habitação (ou de outros imóveis) que disponham de locais de estacionamento tenham uma instalação elétrica adequada para o carregamento de veículos elétricos, em função do número de lugares existentes.

 

Artigo completo em PeopleWare