Acesso c/ certificado SSL recompensado pela Google

Acesso c/ certificado SSL recompensado pela Google

 

Os certificados SSL serão indespensáveis a curto prazo.

A importância na configuração de um certificado SSL que permita o acesso aos websites através de https:// já não apenas aumenta a segurança nas comunicações realizadas entre o dispositivo utilizado pelo visitante e o servidor onde se encontra o seu website, melhora a performance de acesso uma vez que o mesmo é automaticamente efectuado através do protocolo HTTP/2 .

Não obstante o acima referido, também a Google desde 2014 tem vindo a dar sinais de recompensação no ranking dos resultados apresentados no seu motor de busca, a quem disponibilize um acesso seguro aos respectivos websites, bem como a informar que a não utilização deste protocolo seria alvo de penalização. Este ‘incentivo’ à adesão à disponibilização de um acesso seguro via https:// vai culminar já a partir de Outubro de 2017, através do seu browser Chrome na versão 62, com a notificação de site ‘NÃO SEGURO’ aos visitantes do seu website caso este disponibilize formulários para inserção de dados (Ex. Formulários de login a áreas reservadas, formulários de contacto directo via website, etc) e estes não estejam inseridos em páginas protegidas com um certificado SSL válido através do acesso https://.

O seu website será afectado?

Colocamos de seguida algumas questões que irão ajudá-lo a obter a resposta:

1) O seu website tem algum campo de texto para preenchimento? (Estão incluídos formulários de contacto, campos de pesquisa, acesso a áreas reservadas do website, etc)

2) O seu webste utiliza por omissão acesso via HTTP:// na barra de endereços do browser?

Se respondeu sim a ambas as questões colocadas, então o seu website será um dos afectados pelo que mencionámos acima devendo proceder à implementação de um certificado SSL por forma a evitar o aviso de site ‘NÃO SEGURO’.

Precisa de saber mais sobre como adquirir ou instalar o certificado no seu site? Contacte-nos!