A arte de fazer SONHAR

A arte de fazer SONHAR

É uma arte – a de fazer sonhar – ao alcance de poucos. É uma arte despertar a imaginação, os sentidos, as emoções e o desejo, sem sair do lugar, somente através de estórias ou de como lhe chamam, hoje, do storytelling

O costume de transmitir informação através de uma narrativa bem estruturada, com princípio meio e fim, que despertasse o interesse e a curiosidade dos ouvintes, remonta à época de civilização greco-romana. Chamavam-lhe o dom da oratória —  essa habilidade de contar, de fazer circular de boca em boca e de fazer sobreviver à passagem impiedosa do tempo, as estórias. 

Atualmente, a informação transmite-se, essencialmente, através do recurso à narrativa escrita, contudo a lógica prevalece: uma estória bem contada desperta o interesse do leitor/ouvinte e fá-lo vestir a pele da personagem principal; com os recursos de que dispomos pode, facilmente, chegar aos quatro cantos do mundo. 

E, é aí que reside a magia do storytelling — essa arte de contar estórias que utiliza elementos próprios da narrativa, como as personagens, o ambiente, o  conflito e o clímax, para ancorar a mensagem que pretende que o leitor/ouvinte retenha na mente, mas, sobretudo, no coração, e que a transmita a alguém. 

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *