Uma imagem vale mais que mil palavras

Uma imagem vale mais que mil palavras

O nosso primeiro olhar dirige-se sempre à imagem em qualquer circunstância ou contexto – somos, inevitavelmente, atraídos por conteúdos visuais: imagens, gráficos, infografias, fotografias, tanto pela facilidade como pela rapidez com que o nosso cérebro processa e retém a informação visual.  

Se a imagem tem o poder imediato de captar a nossa atenção e de transmitir informação de forma rápida e objetiva, assume, na área do marketing digital, o papel de “isco” e de fio condutor — ou seja, cabe-lhe prender o foco do recetor e guiá-lo até ao conteúdo; neste processo de condução, a imagem ganha ainda mais poder quando acompanhada de uma expressão textual impactante – sabia que uma imagem acompanhada de uma frase tem uma enorme probabilidade de ficar a bailar na nossa mente? 

Temos de dar razão a Confúcio, que dizia que “uma imagem vale mais que mil palavras”, contudo, acrescentaríamos à expressão do célebre filósofo chinês apenas um adjetivo — BOA — uma BOA imagem vale mais que mil palavras, principalmente no que diz respeito ao marketing digital. 

Quando falamos em BOAS imagens referimo-nos não só à qualidade, mas também ao poder que as fotografias, principalmente se nelas houver um rosto, têm de humanizar as relações no universo digital e aproximar o emissor e recetor da mensagem. E à coerência que deve existir no uso das mesmas, para que a mensagem transmitida pela imagem e pelo conteúdo tenha sentido único — a imagem tanto pode ser o nosso melhor aliado como pior inimigo, pela sua essência aberta à interpretação individual.  

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *