O mês de Abril foi marcado por um acelerar do aumento de vendas de carros em Portugal. O país registou mesmo o segundo maior aumento em toda a União Europeia. A Volkswagen continua a liderar, mas voltou a perder quota de mercado.

Por grupos de fabricantes apenas três conseguiram escapar às descidas: Toyota, Volvo e a Suzuki.
O grupo Volkswagen continua a liderar o mercado, sendo responsável por 23% das vendas totais, mas perdeu quota de mercado, já que no ano passado liderava com 23,7%. E esta descida é explicada, sobretudo, pela marca Volkswagen, que passou de uma quota de 11,2% em 2016 para 10,6%.
Do lado contrário, o grupo Renault e o FCA (onde se inclui a Fiat) aumentaram o seu peso no mercado, apesar de em ambos os casos o mês de Abril ter ditado quebras nas vendas.
Acumulado dos quatro meses é positivo
Apesar de Abril ter sido de queda nas vendas, o acumulado dos quatro meses está a ser de ganhos. Foram vendidos mais 4,7% de veículos na União Europeia, num total de 5,33 milhões de carros. Neste caso apenas dois países registaram quebras nas vendas: Irlanda (-10,1%) e Finlândia (-3,8%).
Portugal está entre os que menos cresceu (5,8%), num período em que 10 países observaram aumentos de dois digitos. Destaque para a Croácia, cujo aumento foi de 25,3%, e para a Roménia, com um acréscimo de 22,3%.
Por marcas, o grupo Volkswagen volta liderar, com mais de 1,2 milhões de veículos vendidos, o que corresponde a um crescimento de 1,9%. Mas em termos de aumentos, a Toyota (16,6%) e a FCA (10,4%) destacaram-se.